quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Turismo!!

Olá Pessoal, esse post será uma máteria muito bacana de um Professor de Turismo, falando da escolha da Profissão. Vale a pena Ler!
Até mais!


Para você que gostaria de ser um profissional da área de Turismo, fique antenado nas dicas do Professor Diego Brígido, da Unimonte. Ele fala sobre a escolha do curso, as possibilidades de atuação, a escolha de uma boa facul e sobre detalhes a que os profissionais desta área precisam estar atentos, e faz um alerta: o profissional de Turismo não é um turista!

Quais dicas você pode dar para quem quer estudar Turismo?
Prof. - Ter em mente que o profissional de turismo não é turista, mas que ele trabalha para o bem-estar do turista. Ele tem a responsabilidade de garantir uma boa viagem e uma boa estada. Além disso, precisa gostar de estudar sobre os destinos nacionais e internacionais. Entender que o Turismo é uma atividade globalizada. O estudante de turismo precisa saber lidar com gente, com seus sonhos e expectativas, pois é isso que move a atividade.

O que podemos destacar, hoje em dia, sobre essa profissão? O que o mercado exige deste profissional?
Prof. - O Brasil vislumbra um novo e promissor cenário, que vem fortalecer ainda mais esta atividade que cresce vertiginosamente. Os eventos esportivos que o país sediará nos próximos anos, aliados às condições, cada vez melhores, para o brasileiro viajar e à nova e positiva imagem turística que o país está construindo no exterior são pontos a favor. Isso tudo vai exigir que os profissionais do segmento estejam cada vez mais qualificados, polivalentes, flexíveis e muito bem informados.

Onde pode trabalhar quem vai se formar em Turismo?
Prof. - Agência de turismo é uma opção, dentre tantas outras. Um profissional de turismo também pode trabalhar com organização e promoção de eventos, planejamento de destinos turísticos, gestão pública do turismo, companhias aéreas, empresas de turismo receptivo, hotelaria, navios de cruzeiros, alem da gestão de empreendimentos turísticos, como centros de convenções, hotéis, resorts e equipamentos turísticos.

Para o jovem que está prestando vestibular, como ele deve escolher a facul onde vai estudar?
Prof. - Optar por uma faculdade instalada em um destino turístico é importante para que o aluno possa aliar a pratica à teoria. Consegue-se vivenciar a atividade sem precisar fazer grandes deslocamentos, além de que o destino será um grande laboratório durante todo o curso. E claro, uma faculdade com boa infraestrutura, com professores que estejam ou que tenham passado pelo mercado de trabalho é fundamental.

Em relação à infraestrutura, o que uma boa faculdade de Turismo precisa ter?
Prof. - Estar em um destino turístico já é um grande passo, desde que o curso promova visitas técnicas e aulas in loco. É importante também que a faculdade disponha de laboratório para que os alunos tenham aulas práticas, um espaço para que os alunos possam organizar e realizar eventos e, claro, uma biblioteca com um bom acervo.

Sobre empregabilidade, como uma faculdade pode ajudar o aluno a entrar no mercado de trabalho?
Prof. - Desenvolver parcerias com empresas e entidades de turismo, inclusive internacionais, além do poder público é uma importante ferramenta, que pode gerar boas oportunidades para os alunos. Acompanhar o mercado turístico local e nacional e comunicar aos estudantes as vagas para estágios ou empregos.

Como fica a questão dos idiomas? E a questão de cultura e conhecimentos específicos: o aluno de Turismo precisa estar por dentro de quais tipos de acontecimentos?
Prof. - Ter outro ou outros idiomas é fundamental. Não dá para conceber alguém que queira trabalhar com turismo, falando somente o português. Pelo menos, inglês e espanhol. O aluno de turismo precisa conhecer bem o mercado, os principais destinos, culturas e acontecimentos da atualidade. Precisa entender o turismo, principalmente, como uma importante atividade econômica em constante mudança.


Fonte: www.ligadonafacul.com.br